
Aumentam as dores de cabeça para Domingos Paciência para o jogo com o Benfica, para a Taça de Portugal, agendado para este domingo. Lima e Vandinho estão também com problemas físicos, sendo o mais certo falharem a deslocação ao Estádio da Luz.
Em jogo para ganhar obrigatoriamente, o Sp. Braga não vacilou e venceu um dos "gigantes" da Europa, o Arsenal. Lima revela que o coletivo foi buscar força às palavras que dirigiram contra a equipa e que mesmo entrando "intranquilo" o Sp. Braga esteve "super concentrado" e acabou por ganhar a "uma grande equipa."
"Falaram muito sobre nós e muitos não acreditavam. Fomos buscar motivação aí. Com um coletivo muito concentrado conseguimos ganhar a uma equipa muito difícil. Imagino que a felicidade dos adeptos seja imensa porque a nossa [jogadores] é muita", referiu Lima.
"Entrámos muito inseguros e intranquilos mas depois fomos melhorando. Havia muita motivação por jogar contra o Arsenal mas as coisas não estavam a sair bem. Quando melhorámos fomos felizes e a vitória é justa porque não vi uma oportunidade de golo para o Arsenal", finalizou.
Fonte: http://www.record.xl.pt
Está a nascer uma nova estrela em Braga! Lima não tem mostrado grande pontaria no campeonato, mas quando o hino da Liga dos Campeões começa a tocar o avançado brasileiro inspira-se para levar a equipa às costas. Depois do hat-trick em Sevilha, uma bomba frente ao Partizan abriu caminho para a primeira vitória na fase de Grupos da Liga dos Campeões. E a calculadora da SAD chegou aos 10 milhões de euros . “Não me considero um jogador apenas para os grandes jogos. Tento estar sempre no sítio certo e, felizmente, os meus golos têm ajudado o clube a ganhar muito dinheiro. Até já li que paguei os reforços todos... É uma situação engraçada. É bom o clube estar a ter receitas, pois investiu bastante na equipa e era importante ter retorno. Fico feliz por estar a dar dinheiro a ganhar”, confessa Lima.
Aos 27 anos e a cumprir a segunda época consecutiva em Portugal, o avançado mostra-se tímido em falar de toda a projeção que está a ter pela Europa fora: “Não sei se já há clubes interessados. Estou tranquilo. Tenho noção de que todo o mundo vê os jogos da liga milionária e cabe-me jogar bem”, afirma, antes de falar sobre as suas preferências no ataque: “O grupo tem muita qualidade: o Meyong e o Élton são tão bons como o Matheus. Este grupo vale pela união.”
Depois da Europa, regressa a Liga e o objetivo não podia ser diferente. “O Olhanense está a fazer uma boa época. Vamos com a ambição que tivemos com o Partizan. Precisamos de muita ambição e concentração para ganhar os 3 pontos.”
Marcou três gols e selou o apuramento do Sp. Braga para a fase de grupos da Champions. Depois da partida com o Sevilha, Lima era o espelho da felicidade.
Sinto uma felicidade total, não só pelos golos. É uma realização, mas queria deixar claro que o Sp. Braga é grande. Foi excelente! Temos que agradecer o apoio dos adeptos, pois esta é uma conquista que não tem tamanho, disse Lima em flash-interview da RTP N.
Para o avançado, na Liga dos Campeões «não há como escolher» adversários, já que «qualquer equipa é difícil». Lima explicou que a equipa está «a realizar um sonho», e prometeu que agora o grupo vai «jogar da mesma maneira, forte e unido».
Lima, avançado brasileiro que o Sp. Braga contratou ao Belenenses, está encantado com o seu novo clube:
"É uma nova etapa na minha carreira e na minha vida. Fiz uma boa época no Belenenses. Espero, em Braga, fazer ainda melhor".
Será que, em Braga, Lima conseguirá fazer ainda mais gols do que no Restelo? É impossível prever quantos golos poderei marcar, mas acredito que os golos vão aparecer. O meu objectivo é fazer o maior número de golos possível. Com características um pouco diferentes de Keita e Meyong, outras opções fortes para o ataque, Lima prevê um bom entendimento.
![]() |
![]() |
![]() |
A SAD do Sp. Braga está a apostar forte na nova época e quer dotar a equipa para o ataque à Champions. Esse investimento deve passar pelo nome de Lima, avançado brasileiro que esteve no Belenenses e que é um dos grandes alvos da direção de António Salvador. Estão em curso negociações muito adiantadas para a aquisição do goleador de 27 anos, estando os minhotos em condições de superar as outras possibilidades que se abriram para o ponta-de-lança, que marcou 12 golos ao serviço do clube do Restelo.
Lima terminou contrato, mas não é um jogador livre, uma vez que está vinculado a um emblema brasileiro. O acerto de verbas está a ser feito com a colaboração da ADM Esporte, empresa que agencia o avançado. Isso mesmo foi confirmado a Record por Hugo Garcia. "Neste momento não há uma situação definitiva, mas é verdade que existem conversações com o Sp. Braga", confessou, sem se adiantar quanto aos números envolvidos e aos cenários alternativos: "Há outros clubes interessados e propostas muito vantajosas do mundo árabe, mas esse não é o nosso foco."
O Sp. Braga oferece a Lima um cenário competitivo muito tentador, além de ter sido contundente no entusiasmo demonstrado na aquisição do jogador. Na época que agora findou, o brasileiro marcou 3 golos ao FC Porto, chegando mesmo a merecer os elogios de Jesualdo Ferreira. O seu futuro ficará definido em breve e, apesar da concorrência, os arsenalistas devem mesmo confirmar a vantagem no concurso por Lima.
Aos 26 anos, o antigo dianteiro do Avaí confirmou em Olhão, com 2 golos, que é um autêntico seguro de vida para a equipa azul, que viu uma luz ao fundo do túnel.
Em entrevista a Bola Branca, o avançado diz que tem sido abordado para uma possível saída do Belenenses, e por isso ainda não tomou uma decisão sobre o seu futuro desportivo.
Lima que tinha tido uma incursão pelo português, muito jovem em 2003 pelo Vizela, diz nesta entrevista a Bola Branca que tem condições para jogar no “grande” português, manifestando preferência por FC Porto e Sporting.
O avançado está concentrado no Belenenses, que com a vitória de ontem, está a 6 pontos da primeira equipa acima da linha de água. O Jogador acredita na manutenção na Liga Sagres.
Todos os jogos para o Belenenses são decisivos, e o próximo é no Restelo frente ao FC Porto, onde só a vitória interessa.
"É preciso honrar a camisola e lutar pelo nosso nome. É lógico que não esperava vencer por 5-2. Mas jogámos e vencemos bem. Por isso, saímos felizes com o triunfo. Agora, só queremos vencer o V. Setúbal para tentarmos sair do último lugar", comentou Lima. Já Miguelito desdramatizou os insultos dos adeptos: "Não sei o que se passou. Não é a primeira vez que nos chamam nomes em vez de apoiarem, mas temos de saber lidar com isso."
Do lado dos visitantes, Silas explicou: "Parabéns ao Belenenses, que foi a melhor equipa. Não estivemos como normalmente estamos e eles aproveitaram." E atirou: "Houve algumas coisas a nível interno [eventualmente a ausência de estágio] que também não ajudaram.Mas não quero falar disso."
Lima já trabalha no Restelo. O avançado está recuperado de uma virose, que, nos últimos dias, afetou vários jogadores do plantel belenense.
Devido às más condições atmosféricas, a equipa treinou-se ontem no Pavilhão Acácio Rosa. Ausentes da sessão estiveram os lesionados Nélson, Beto, Rodrigo Arroz e Gómez.
Lima, que falhou a conversão de um penálti, lamentou a ineficácia do Belenenses, derrotado pelo Sp. Braga (1-3), que jogou grande parte do desafio com menos um elemento, após a expulsão de Moisés.
"Tivemos a oportunidade de ficar em vantatgem, o que nos daria maior tranquilidade, mas não conseguimos marcar. A equipa desperdiçou muitas oportunidades. Estamos a passar por uma fase complicada, mas estamos a fazer de tudo contra a falta de sorte e a ineficácia, mas nunca faltará a garra e a capacidade de luta", sublinhou o avançado brasileiro, que se queixou ainda de outro penálti por assinalar.
O Belenenses continua no último lugar, mas Lima confia na permanência. "Acreditaremos sempre. Estamos todos decepcionados, mas ainda temos condições para reverter esta situação"
«Estamos frustrados porque estivemos na frente do marcador, deixámo-nos empatar, nas grandes penalidades também, mas o Belenenses mostrou ter condições para fazer grandes jogos. Sabíamos das dificuldades, mas a união de todos surtiu efeito. Ninguém vai baixar a guarda e, com certeza, isso vai reflectir-se no campeonato .»
Lima tomou-lhe o gosto. Depois de marcar no Dragão, ante Helton, para o campeonato (1-1), o avançado do Belenenses voltou a fazer o gosto ao pé e agora, frente a Beto, marcou os 2 gols do Belenenses, no jogo dos oitavos-de-final da Taça. O suficiente para receber duplo reconhecimento e elogio de Jesualdo Ferreira no final da épica partida do Restelo.
"No final do jogo, já na zona dos balneários, Jesualdo Ferreira cumprimentou-me e deu-me os parabéns pela exibição. Depois, na sala de imprensa, cruzou-se comigo e voltou a dar-me os parabéns! É sempre bom ser elogiado, ainda mais pelo treinador de um clube grande. Isso é sinal que o meu trabalho foi reconhecido", revelou a Record o avançado, de 26 anos.
O atacante brasileiro não tem segredos para explicar a veia de marcar golos ao campeão nacional, e adianta: "No Dragão, o Belenenses defendeu mais do que nesta partida da Taça. Foi diferente. Mas ainda vamos ter mais um jogo com os portistas..."
Apesar de ter bisado frente ao FCPorto, Lima não escondeu que, no final, a tristeza foi maior do que a alegria pela proeza individual. "No fim ficou um amargo de boca, pois com um pouco de sorte poderíamos ter eliminado o FC Porto, já que estivemos a vencer por duas vezes. Foi bom marcar, mas o mais importante era termos continuado na prova. No entanto, cometemos alguns erros e pagámos por isso."
Falta de sorte e ineficácia no ataque foram justificações apresentadas por Lima na flash interview da Sport TV para justificar o nulo caseiro do Belenenses frente ao V. Setúbal.
"Faltou sorte. Lutámos até ao final e tivemos algumas oportunidades de golo, algumas das quais em que eu fui protagonista. Tentámos de todas as formas, mas mais uma vez não fomos felizes em casa", disse.
Para o futuro, o jogador não vê outra solução: "Temos de continuar a trabalhar e ser mais eficazes. Queremos fazer uma boa segunda volta para tirar o Belenenses da posição em que se encontra. Os jogadores estão a procurar adaptar-se ao novo treinador".
Toni testou ontem de manhã a estratégia (4x3x3) para o jogo com o V. Setúbal, com o brasileiro Lima na posição mais adiantada do ataque (adivinhando-se a provável condição de suplente de Yontcha). No decorrer da sessão matinal, o técnico fez um treino de conjunto de cerca de hora e meia.
O novo treinador dos azuis insistiu imenso no plano tático, recorrendo inclusive a varas para explicar aos jogadores as posições que estes deviam ocupar em campo. O capitão Zé Pedro, que deve regressar à equipa ao cabo de 8 semanas de ausência devido a uma operação ao ombro direito, esteve em bom plano, aplicando o seu remate de longe com sucesso.
Este foi o último treino de Toni à porta aberta, fazendo alinhar um onze [ver info] em que na situação defensiva Celestino recuava para o lado de Gómez, passando a equipa a dispor de dois trincos.
O plantel do Belenenses realiza o último treino antes do jogo com os sadinos esta manhã, o qual decorre à porta fechada. Toni poderá aí acertar os derradeiros pormenores para a partida com os sadinos, não sendo de excluir a possibilidade de fazer uma ou outra alteração, de modo a surpreender o opositor. Após a sessão, o treinador - que fará amanhã a sua estreia no banco belenense - abordará o jogo com a equipa de Manuel Fernandes, divulgando de seguida a lista de convocados.
Certo é que o Belenenses que se apresentará amanhã à noite frente ao V. Setúbal será uma equipa diferente, tanto mais que os sistemas mudaram. Toni é apologista do 4x3x3, enquanto na era de João Carlos Pereira os azuis atuavam habitualmente em 4x4x2.