sábado, 19 de março de 2011

No surpreendente Braga, brasileiros são tantos que até perdem a conta


Atacantes Alan e Lima são os mais festejados pelos fãs em treino após a histórica classificação às quartas de final da Liga Europa contra o Liverpool

Lima deixa o treino mais cedo e é cercado por uma dezena de torcedores vestindo camisas e cachecóis do Sporting Braga no estacionamento do Estádio Municipal. Menos de 15 horas antes, outros tantos estavam no aeroporto do Porto à espera dele e dos companheiros após a histórica classificação às quartas de final da Liga Europa às custas do Liverpool. Um êxito que, como quase tudo o que diz respeito ao Braga, tem marca brasileira. São tantos jogadores do Brasil no elenco que fica até difícil fazer a conta.

– Somos eu, Alan, Artur, Paulão, Paulo César, Kaká, Salino, Mossoró, Vandinho... peraí – disse Lima, parando e olhando em volta para tentar lembrar de mais alguém.

– Tem ainda mais gente. E agora até diminuiu o grupo, porque alguns deixaram o clube durante a temporada.

São 12 brasileiros no total, três a mais do que o número de portugueses do elenco. Junto com três africanos, um argentino e um peruano, eles são responsáveis por alguns dos grandes feitos da história do clube.

– O momento mais incrível foi a classificação para a Liga dos Campeões vencendo o Sevilla por 4 a 3, na casa deles. Ali foi demais. Mas conseguir a vaga contra o Liverpool não fica muito atrás – afirmou Lima.

Poucos, como o ex-Colorado Márcio Mossoró, fizeram fama no futebol brasileiro. Mas quase todos são ídolos na cidade de onde vêm. No caso de Lima, a pequena Monte Alegre, no Pará. É para lá que o atacante sempre ruma quando chegam as férias, mas este ano ele terá um motivo a mais para ficar em Braga e festejar.

– Minha filha, Maria Paula, vai nascer em maio. Será meu primeiro filho e vai nascer aqui em Braga, porque minha mulher não vai poder viajar por causa da gravidez. Então, desta vez, vamos ter que trazer Monte Alegre para cá – sorriu o jogador, que disputou três Brasileiros, por Santos, Paraná e Avaí.

Enquanto Lima pega um pequeno torcedor no colo para tirar uma foto, o companheiro de ataque Alan passa ao lado cercado por um grupo de jovens fãs. Em Braga, o futebol do baiano criado no Rio faz tanto sucesso quanto o estilo e as tranças no cabelo. Foi de Alan o gol de pênalti no jogo de ida contra o Liverpool, que fez a diferença para o sucesso do clube.

Tentei não pensar em nada na hora da cobrança, apenas em botar a bola na rede. Mas não fiquei nervoso. Ninguém sabe até onde nós vamos chegar. A festa está grande aqui e vamos fazer todo o possível para que ela continue – contou.

Uma torcedora se aproxima e pergunta por um objeto cobiçado em terras bracarenses.

– Alan, como consigo uma camisola sua?

Em Portugal, camisola é a camisa do uniforme, não a roupa de dormir feminina. Com quase uma década no futebol local, Alan já aprendeu há tempos.

– Olha, eu adoraria, mas é tanta gente que me pede que eu já estou até em dívida com alguns. Por isso, prefiro não prometer nada porque não sei se conseguirei cumprir.

A sinceridade surpreende a torcedora, que agradece, pede uma foto e vai embora com um sorriso no rosto, como quase todos em Braga nesta sexta-feira.

Esta é a primeira vez em que três equipes portuguesas chegam às quartas-de-final de uma mesma competição europeia. O Braga agora enfrenta o Dínamo de Kiev, com o jogo de ida no dia 7 de abril, na Ucrânia, e a partida de volta no dia 14, em casa. Os grandes Porto e Benfica são outros representantes de Portugal no torneio.

2 comentários:

JOÃO HERMES DE CASTRO REBELO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JOÃO HERMES DE CASTRO REBELO disse...

É de grande orgulho poder dizer que és montealegrense, por ser este atleta talentoso e acima ne tudo humilde. um grande abraço e muito sucesso Lima, é que todos de Monte Alegre - Pará - Brasil lhe deseja amigo. JRebelo